quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Santa Web

Mais de uma década se passou desde a popularização da Internet e o conteúdo sem fim da rede continua a me surpreender. Sinto um prazer maluco a cada informação surpreendente levantada. Ontem, assumi a trabalhosa tarefa anual de escrever cartões de Natal. Gosto do processo completo: fazer a lista de pessoas, ir à loja, escolher os cartões, abrir várias caixas e ir escolhendo para cada um o cartão que mais combina com a pessoa. A parte mais difícil é levantar os endereços de quem mudou de casa, dos novos amigos feitos ao longo do ano (e que por isso não constam na sua lista) ou mesmo de velhos amigos que por algum descuido não constam na agenda. Se preciso chegar ao ponto de mandar um email para pedir o endereço, sito-me derrotada, pois diante da Internet, o mais recluso dos moicanos pode ser encontrado. Para os amigos do Brasil, o processo é velho conhecido meu: buscar o nome no site da Telefônica, ver pelo bairro qual dos 300 Josés de Oliveira combina com seu amigo buscado, anotar o nome da rua entrar no site dos Correios e levantar o CEP da rua. Pronto. Mas a minha grande vitória desse ano foi achar o endereço de uma amiga que vive em Nova York e eu sequer tinha o sobrenome do marido dela. O trabalho foi mais complexo: fuçar no Facebook todos os amigos dela e pela reincidência do sobrenome (sim, porque além dele, é provável que mais alguém da família faça parte), deduzi qual dos Enriques era o marido dela. Aí, by Google, achei o site do serviço de Guia de Assinantes, o White Pages, de Nova York. Fiz a busca pelo nome completo e eis que instantes depois, mediante o pagamento d módica quantia de 0,95 US$, eu estava com o endereço em mãos. Encerrei as buscas feliz da vida, orgulhosa do meu feito que, óbvio, só foi possível porque tomei a tarefa como um desafio pessoal. E claro, porque também não tinha nada mais interessante para fazer.

4 comentários:

O eremita disse...

Parabéns pelo feito! Infelizmente mais uma prova que a privacidade nào mais existe :(

Saulo Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo Passos disse...

Você tá muito rata de Internet!

Sonia disse...

Ju, receber um cartao seu passa a ser um presente!!!

Um beijo,

Sonia.